O que fazer em São Roque

Uma cidade tranquila e calma sempre é um bom lugar para visitar, especialmente se for para passar férias. Neste sentido, São Roque, interior de São Paulo, tem sido um dos grandes refúgios de quem busca sossego e, principalmente, fugir do caos das grandes cidades.

Em geral, a cidade é muito conhecida por conta da fabricação de vinho, o que a incluiu na rota dos vinhos. Apesar de ser uma grande tradição em São Roque, podemos dizer que a cidade não está limitada a isso. Afinal, a cidade possui diversas atrações durante todo o ano, com atividades para todas as idades.

O que fazer em São Roque (Reprodução: Google)

Por isso, como o município possui diversas atrações para você e sua família, separamos alguns pontos turísticos que serão indispensáveis na sua viagem a São Roque. Aliás, vale lembrar que a cidade também é um refúgio para os amantes de vinho, por isso, se você é um deles, não deixe de visitar! Confira:

Conheça mais da história de São Roque

Fundada por Pedro Vaz de Barros, um capitão que fez parte de uma clássico linhagem de bandeirantes, São Roque começou a sua história em agosto de 1657, sendo uma das regiões mais antigas de São Paulo. Sendo assim, ela recebeu esse nome em homenagem ao santo, no qual Pero Vaz era devoto.

Sendo assim, a povoação da cidade começou em uma fazenda, que utilizava mão de obra indigena para cultivar trigo e realizar atividades nos ribeirões Carambeí e Aracaí. Em 1768, o povoado foi elevado ao estado de freguesia, tornando- se uma vida somente muitos anos depois, em 1832.

Como São Roque continuou crescendo, ela recebeu o título de cidade em abril de 1864. Anos após, a cidade continuou a sua ascensão, especialmente entre 1872 e 1875, que contaram com algumas ações importantes, como a criação da Estrada de Ferro Sorocaba e a fundação da Santa Casa de Misericórdia.

Como chegar em São Roque? Qual a melhor época para ir?

Localizada a cerca de 66 km da capital São Paulo, São Roque pode ser acessada de carro facilmente. Neste sentido, o percurso costuma durar cerca de 1h40, quando não há trânsito na região. Para ter acesso, basta seguir pela Rodovia Castello, e depois continuar pela Raposo Tavares.

Em São Roque, a alta temporada está marcada entre dezembro, janeiro e julho. Isso porque é a época de maior concentração de visitantes, por conta da vindima. Além disso, vale salientar que é possível visitar a cidade durante todo o ano, pois o clima ameno da região possibilita uma viagem tranquila.

O que fazer em São Roque (Reprodução: Google)

Aliás, vale citar que uma boa época para visitar São Roque é durante o inverno. Isso porque os festivais gastronômicos tomam conta da cidade, especialmente a produção de doces e geleias. Além disso, as festividades do vinho sempre atraem muitas pessoas, independente da época do ano.

Quais são as Melhores Atrações de São Roque?

Rota do Vinho

Uma das atrações mais conhecidas de São Roque é a Rota do Vinho. Embora ela seja muito frequentada pelos amantes da bebida, podemos dizer que ela não é destinada somente para eles. Isso porque ele oferece diversas opções gastronômicas e de lazer, sendo perfeito para toda a família.

O que fazer em São Roque (Reprodução: Google)

Por lá, mais de 30 estabelecimentos na Estrada do Vinho oferecem degustação de diversos produtos artesanais. Além disso, também é possível comprar alguns itens como roupa e sapatos, nas áreas de compras que a rota do vinho oferece.

Estação Ferroviária de São Roque

Se você deseja conhecer a parte histórica da cidade, nada melhor do que visitar a Estação Ferroviária de São Roque. Construída em 1930, ela transportava passageiros, mas era muito conhecida por ter uma agência de telégrafos. Após um tempo ela foi desativada, mas ainda transportava algumas cargas.

O que fazer em São Roque (Reprodução: Google)

Atualmente, o espaço abriga a Guarda Municipal de São Roque. Apesar de ser um espaço simples, é uma boa pedida para quem deseja conhecer mais da arquitetura e história da região, especialmente porque ela ainda está bem preservada. Portanto, não deixe de tirar muitas fotos!

Ski Mountain Park

Com mais de 300 mil metros quadrados, e estando a mais de 1000 metros de altitude, o Ski Mountain Park é perfeito para quem ama aventura! Isso porque é possível curtir algumas atrações como arco e flecha, arvorismo, trilha ecológica, patinação, paintball, escalada, passeio a cavalo e muito mais!

O que fazer em São Roque (Reprodução: Google)

Além disso, o local possui uma excelente infraestrutura, por conta do grande número de visitantes que possui. Portanto, os valores são acessíveis e é possível curtir um dia em família na localidade. Para quem não é dos esportes radicais, ainda é possível curtir tobogãs e dar um passeio no teleférico.

Morro do Saboó em São Roque

Localizado em uma propriedade privada, o Morro do Saboó é uma das melhores atrações de São Roque. Com entrada gratuita, é possível escalar o morro e ter uma bela vista da cidade, isso tudo em um mirante bem estruturado, perfeito para um pôr do sol inesquecível.

Leia também: Conheça o Blue Spring State Park na Flórida

Além disso, o local ainda possui lanchonetes e estacionamento. Para ter acesso, você terá que seguir uma trilha ao redor do morro, que possui dificuldade média. Por lá, é possível degustar um pouco da comida de São Roque, nos quiosques, tudo isso com uma vista incrível de tirar o fôlego!

Morro do Cruzeiro

Muito procurado pelos devotos de São Roque, o Morro do Cruzeiro é uma das atrações mais buscadas na cidade. Por lá, existe um mirante que conta com uma imagem do santo perto de uma cruz. Além disso, uma novena – conhecida como Novena do Cruzeiro – acontece entre os meses de julho e agosto.

O que fazer em São Roque (Reprodução: Google)

Além disso, o local possui uma belíssima visão da cidade, especial para relaxar e se conectar um pouco com a natureza. Para ter acesso, é necessário ir até a Estação Ferroviária de São Roque, que fica a cerca de 500 metros de distância. Para os apaixonados por belas vistas, vale muito a pena conferir!

Finalmente, podemos dizer que São Roque é um lugar fenomenal. Seja por conta do seu passado religioso e belo, ou pelas belezas naturais que possui, ou até mesmo por conta dos vinhos, o que não faltam são opções para curtir e relaxar. Para os amantes de um lugar sossegado, é o destino perfeito!