Praia de Tambaba – Conheça um pouco desse Paraíso!

Conhecida por muitos amantes do naturismo, a Praia de Tambaba é um refúgio diferente, mas que atrai milhares de visitantes todos os anos. Isso porque ela é a primeira praia de nudismo do Nordeste, sendo um paraíso tropical para tirar todas as suas roupas e curtir a natureza como veio ao mundo!

Primeiramente, devemos dizer que ir à praia é uma atividade que muitos amam. Assim, por que não ir sem roupa? Parece estranho, mas é muito mais comum do que se imagina! Inclusive, vale salientar que a Praia de Tambaba é legalizada, logo, você não precisa se preocupar sem tirar a sua roupa!

Praia de Tambaba – Conheça um pouco desse Paraíso! (Reprodução: Google)

Isso porque, segundo o Código Penal Brasileiro, ficar nu em espaços públicos é considerado obsceno, logo, por ser uma infração grave, as consequências variam entre 3 meses e um ano de prisão, além de multas. Logo, você não pode fazer isso na rua, mas, consegue fazer isso em Tambaba!

Neste sentido, Tambaba se destaca por ser a única praia de nudismo do Nordeste. Atualmente, existem apenas 8 praias de nudismo oficiais no Brasil, talvez devido ao número de regras que o local deve ter, mas, para os amantes do naturismo, Tambaba existe. Conheça mais sobre ela abaixo!

Onde fica a Praia de Tambaba? 

Primeiramente, a Praia de Tambaba fica situada no Conde, um município a cerca de 40 km de João Pessoa, capital da Paraíba. Inclusive, vale salientar que, no passado, a região já fez parte da capital, mas foi desmembrada – e emancipada – até receber o título de município.

Por conta das suas belezas naturais, a Praia de Tambaba recebeu a certificação de APA (Área de Proteção Ambiental). Apesar de ser muito famosa por conta do naturismo, as belezas naturais do lugar são exuberantes, e ela já foi considerada uma das praias mais bonitas que tem no Nordeste!

Praia de Tambaba – Conheça um pouco desse Paraíso! (Reprodução: Google)

Sendo assim, Tambaba é o paraíso perfeito para quem ama o naturismo. Mas, caso você não seja a sua praia, podemos dizer que não tem problema: Tambaba possui dois lados, no primeiro não há naturismo e, no segundo, é a parte reservada para os amantes de andar sem nenhuma roupa!

Como chegar a Praia de Tambaba

Em geral, Tambaba não é uma praia inacessível. Ao chegar em João Pessoa, é possível pegar um ônibus por trás do Terminal de Integração, que faz um passeio direto até o Conde. Ao chegar no centro do município, é possível pegar uma corrida de carro ou transitar por um ônibus da própria cidade.

Inclusive, vale salientar que uma prática muito legal para chegar na Praia de Tambaba é em passeios de buggy. Sendo assim, é possível fazer o passeio em qualquer outra praia do litoral sul, que custa cerca de R$80 reais e leva cerca de 30 minutos para chegar até a praia.

Qual a melhor época para visitar?

Primeiramente, devemos dizer que a Praia de Tambaba é o lugar perfeito para passar os dias mais ensolarados. Assim, a melhor época para visitar é entre os meses de novembro a março, pois os dias são mais quentes e a sensação naturista é muito mais interessante.

Leia Também: Saiba quais são os Melhores Restaurantes de Jupiter, na Flórida!

Entretanto, vale ressaltar que essa época é de alta temporada, logo, além de ser um pouco mais caro visitar a região, corre o risco da praia estar cheia, o que pode te impedir de curtir uma experiência naturista, caso tenha vergonha. Nos demais meses do ano é possível curtir a praia, pois a probabilidade de chuva é bem baixa.

Como Funciona Praia de Tambaba?

Como mencionamos, Tambaba possui dois lados, onde em um deles é obrigatório ficar de roupas, enquanto o outro é exatamente o oposto. Para começar, vamos fazer do lado naturista, o mais famoso, ao chegar na praia você encontra estas regras sobre a visitação ao local:

  • É obrigatório ficar sem roupas na praia;
  • Proibido a prática de atos sexuais;
  • Proibido a entrada de homens desacompanhados sem o passaporte nudista;
  • Proibido portar ou usar qualquer substância ilícita;
  • Não é permitido tirar fotos de outras pessoas sem consentimento.

Sendo assim, ao adentrar a praia, a primeira parada é uma pequena casa, que fica ao lado da placa com as regras do lugar. Dessa maneira, ao andar mais um pouco, é possível avistar uma outra placa, que visa reforçar as regras de conduta do lugar. Logo, a placa diz o seguinte:

“Retire todas as suas roupas, evite partes muito desertas da praia, leve todos os seus pertences com, e não pratique atos obscenos ou sexuais”.

Dessa maneira, existe a casinha onde você deve deixar as suas roupas. Nesta parte da praia, temos pouco movimento, pois há a presença de bares ou restaurantes. Entretanto, não demora muito para avistar pessoas, pois o grande luxo está a alguns metros dali.

Portanto, ao adentrar por lá, você verá uma bela praia, com um mar verde turquesa e muitos coqueiros. Além disso, a região é cercada por uma grande área verde e muitas formações rochosas, o que torna a experiência ainda melhor, especialmente somada ao naturismo.

Uma praia também acessível para os não naturistas

Após isso, é possível conhecer a parte não naturista, onde você deve permanecer com roupas. Uma coisa que poucas pessoas sabem é que essa parte da praia é super pequena, tendo apenas cerca de 60 metros de extensão, mas, possui belezas naturais de tirar o fôlego!

Por lá, é possível ver águas cristalinas, que inclusive são bem mornas. Quando a maré está baixa, diversas piscinas naturais se formam, sendo uma boa opção para crianças e idosos. Uma outra coisa interessante dessa parte é um coqueiro solitário vivendo numa rocha, isso na alta da praia!

Praia de Tambaba – Conheça um pouco desse Paraíso! (Reprodução: Google)

Inclusive, não tem como não reparar no coqueiro – até porque muitos se perguntam como ele cresceu lá – talvez isso explique porque ele é o cartão postal da Praia de Tambaba! Perto do coqueiro solitário, também é possível avistar outras formações rochosas maravilhosas.

Posteriormente, você consegue encontrar uma boa estrutura. Isso porque essa área possui bares, restaurantes, e algumas barracas. Além disso, você também encontra espaços para vender artesanato, sem contar o Shopping Tambaba, um pequeno centro comercial da região.

Outra dica super legal dessa parte de Tambaba é conhecer o Castelo da Princesa. Com cerca de 60 metros de altura, ele é um mirante belíssimo, que ganhou este nome após a sua formação, que lembra uma torre de princesas. Inclusive, vale dizer que isso tudo aconteceu por causa dos ventos!

Leia Também: Quais são as Praias de Ubatuba? Confira algumas!

Por fim, podemos dizer que conhecer Tambaba é uma experiência única. Seja por conta do naturismo, ou também por conta das belíssimas paisagens que possui, vale muito a pena conhecer a única praia naturista do Nordeste. Portanto, não deixe de considerar a possibilidade de conhecê-la em breve!