Pontos Turísticos em Curitiba – Passeios Incríveis

Confira nessa postagem todos os lugares que você precisa conhecer para ter uma experiência de viagem completa, segue nossa lista dos Melhores Pontos Turísticos em Curitiba.

Curitiba é a capital do estado do Paraná. Localizado na região sul do Brasil, é a cidade mais populosa de lá, além de ocupar o oitavo lugar de cidade com maior população do país.

É um destino muito procurado e visitado, tanto por turistas de outros países, quanto por habitantes brasileiros.

E, é também o nosso destino de hoje. 

Aqui, você contará com informações muito importantes para quem quer fazer uma visita ao município, sendo que o nosso enfoque estará nos pontos turísticos de Curitiba.

Então, já sabe, anote as dicas e comece a elaborar o seu roteiro de viagem!

Curitiba – Um pouquinho da Cidade

A cidade foi fundada no ano de 1693, mas foi elevada à categoria de capital do estado somente em 1853, época recente à emancipação do Paraná.

Curitiba, desde a sua construção, sempre foi conhecida como a cidade das ruas largas e espaçosas e permaneceu em constante desenvolvimento – que foi acentuado com a chegada de imigrantes provenientes de países da Europa.

curitiba-pontos-turisticos
curitiba-pontos-turisticos

Desde então, a cidade foi agraciada com um enriquecimento cultural providenciado por diferentes histórias e culturas de imigrantes italianos, ucranianos, poloneses, alemães e muitos outros.

E, agora falando um pouco sobre indicadores sociais, Curitiba detém uma posição elevada no que se refere aos índices de educação e qualidade de ensino e aprendizado.

A cidade continua em desenvolvimento e é muito famosa nacional e internacionalmente naquilo que diz respeito ao desenvolvimento sustentável, isso é, na união de questões econômicas às questões de meio ambiente e preservação ambiental.

Clima: A cidade de Curitiba possui um dos climas mais gelados de todo o Brasil e conta com temperaturas médias mínimas que podem chegar até 7°C, dependendo da época do ano. Além disso, é lá onde há estações do ano mais bem definidas do Brasil.

Ecossistema: Curitiba está no ecossistema de floresta ombrófila. Isso significa que ela conta com muitas extensões de campos e muitas árvores araucárias, além de matas ciliares em abundância. O bioma que forma a cidade é o de Mata Atlântica, que infelizmente, está entre os mais degradados do Brasil.

Se você está pensando em visitar o município de Curitiba é preciso conhecer algumas informações importantes, mas não se preocupe, pois organizamos tudo certinho para você.

Quando ir à Curitiba

Apesar de ter as estações do ano bem definidas, essa cidade pode ser imprevisível, com uma variação climática durante o dia inteiro.

Então, independente da estação do ano, lembre-se de levar várias opções de roupas e, é claro, não esqueça do guarda-chuva!

Os melhores meses para ir até Curitiba são os meses de abril e de setembro. 

Janeiro e fevereiro são considerados os meses com temperaturas mais altas, os óculos de sol são muito bem vindos, assim como as roupas mais leves e fresquinhas.

Curitiba - Brasil
Curitiba – Brasil

Junho e julho, como você já deve ter imaginado, são os meses mais gelados da cidade, então lembre-se do casaco e das botas.

E, a partir do mês de outubro até março é o período que mais costuma cair chuvas intensas. 

Mas, afinal, quando é alta temporada em Curitiba?

Essa pergunta tem uma resposta bastante curiosa. Enquanto a maioria das cidades ficam lotadas no período de férias, aos finais de semana e aos feriados, Curitiba tende a esvaziar. 

Isso acontece porque os próprios moradores da cidade costumam deixá-la em busca de dias de sol nas praias e parques do litoral brasileiro.

Agora, os dias mais lotados são aqueles que contam com eventos importantes para a cidade, como o Festival de Teatro, que ocorre no mês de março e o Natal Luz, que marca o período de festas de final de ano.

Como ir para Curitiba

Avião: a cidade conta com linhas áreas que partem direto de São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Londrina, Foz do Iguaçu, Campo Grande e muitos outros lugares de partida.

No entanto, se você for da região que compreende o nordeste ou o norte do Brasil, infelizmente não poderá contar com voos diretos. Nesse caso, será preciso fazer um serviço de escalada ou conexão.

A partir do momento que você chegar ao aeroporto de Curitiba, a circulação dentro da cidade pode ser facilmente realizada por meio de táxis, carros de aplicativos, ônibus ou carros de aluguel.

Ônibus: uma notícia boa é a de que há várias opções de ônibus que levam até a cidade de Curitiba. As opções são variadas para quem parte de São Paulo, onde a duração de viagem é de 6 horas.

Foto Aérea de Curitiba
Foto Aérea de Curitiba

A rodoviária da cidade fica bem centralizada e é fácil de se deslocar de lá, além do mais, os turistas contam com uma linha especial de turismo que parte desse local.

Carro: se você está localizado em alguma região próxima da cidade de Curitiba, ir de carro pode ser uma opção adequada para o seu caso.

O trânsito não é muito complicado, em relação às outras capitais do Brasil, sendo uma opção viável para quem vem de cidades ou estados mais próximos.

Agora que você já está por dentro dessas informações, é hora de conhecer os melhores lugares para conhecer em Curitiba.

Então, separe o bloco de anotações e vamos lá!

Pontos turísticos em Curitiba: descubra os lugares que prometem ser inesquecíveis

1 – Museu de Arte Contemporânea

fachada-do-museu-de-arte-contemporanea-curitiba
fachada-do-museu-de-arte-contemporanea-curitiba

O MAC conta com um acervo de 1500 obras expostas de maneira permanente. Fora isso, conta com muitas exposições temporárias, de vários artistas do mundo. 

2 – Museu do Holocausto

Esse museu relembra e apresenta os momentos tristes da história que ocorreram durante a Segunda Guerra Mundial, onde povos foram severamente perseguidos e mortos.

museu-do-holocausto-curitiba
museu-do-holocausto-curitiba

No local, além de objetos que contam essa história, há muitas fotografias, documentos e depoimentos de pessoas que viveram ou que, de certo modo, fizeram parte desse momento da história do mundo.

3 – Rua das Flores

Essa rua está muito bem localizada na região mais central de Curitiba e foi a primeira avenida brasileira a ser construída e dedicada apenas para o deslocamento de pedestres.

curitiba-rua-das-flores
curitiba-rua-das-flores

A Rua das Flores conta sempre com muito movimento e é uma boa opção para quem gosta de fazer compras por entre as várias opções de lojas, para quem quer aproveitar a tarde para tomar um bom café ou ainda para aqueles que querem fazer uma caminhada agradável.

4 – Ópera Arame

Se você já viu imagens dessa cidade, com certeza já deve ter se deparado com a arquitetura inigualável da ópera Arame.

Trata-se de uma estonteante obra da arquitetura e conta com uma cúpula de vidraçaria inconfundível.

monumento-opera-de-arame-curitiba
monumento-opera-de-arame-curitiba

A Ópera Arame está situada no interior do Parque das Pedreiras e nessa localidade os visitantes podem conhecer também o restaurante chamado Ópera Arte – localizado em uma área próxima ao lago, oferece um ótimo cardápio e bons coquetéis.

5 – Tour pelos pontos turísticos

Esse tour é feito através de guias que são moradores da própria Curitiba, são os chamados free walking tours.

Passear pelos pontos turísticos dessa cidade acompanhado dos moradores, pode ser uma ótima oportunidade para quem quer conhecer mais da história do local.

Além disso, é uma experiência mais imersiva e personalizada.

Esse tipo de tour é totalmente gratuito, mas você poderá optar por alternativas pagas também, como o Tour Comida di Buteco e o Curitidoce: tours que integram o passeio à experiência gastronômica.

6 – Centro Histórico

Esse centro histórico é responsável por marcar o ponto de nascimento de Curitiba e preservar marcos históricos de tempos mais antigos.

Centro Histórico de Curitiba
Centro Histórico de Curitiba

Nesse local é possível fazer uma caminhada pelas ruas de pedra enquanto observa as casas coloniais dispostas por ali.

7 – Museu Oscar Niemeyer

Esse é considerado um dos melhores museus de toda a cidade e não é por menos.

O MON, oferece muitas obras de exposições temporárias ou permanentes e conta com nomes muito renomados na história da arte.

8 – Feira do Largo da Ordem

O Centro Histórico da cidade é mais abrilhantado aos domingos, pois conta a Feira do Largo da Ordem – uma ótima ideia para quem gosta de experienciar novas aventuras no mundo da gastronomia local.

É um ótimo passeio para ser realizado em um final de semana, pois conta com inúmeras opções de comidas e também de artesanatos.

Feira-do-Largo-da-Ordem-Curitiba
Feira-do-Largo-da-Ordem-Curitiba

Essa área abrange ainda uma grande quantidade de bares, lanchonetes, restaurantes e muito mais. 

É o verdadeiro ponto da vida noturna de Curitiba e você não pode deixar de conhecer e viver essa experiência.

9 – Jardim Botânico

Esse é mais um exemplo de cartão postal dessa cidade linda e se você já viu imagens relacionadas a Curitiba, com certeza o Jardim Botânico estava presente em uma delas.

jardim-botanico-curitiba-ponto-turistico
jardim-botanico-curitiba-ponto-turistico

Esse é um espaço muito visitado por turistas e também por moradores locais, pois conta com uma incrível diversidade de jardins interiores e exteriores – que vão tirar o seu fôlego com toda a certeza.

Além disso, a arquitetura do Jardim Botânico encanta a todos que o conhecem. Esse é um passeio que pode tomar todo o seu dia, mas não se preocupe, será uma experiência única e difícil de esquecer.

Por isso, aproveite para tirar muitas fotos e divirta-se!

10 – Mercado Municipal

Conhecer o mercado municipal das cidades costuma ser uma tradição para turistas e visitantes, pois geralmente é onde encontramos as raízes culturais de um lugar.

E aqui não será diferente, você vai se deslumbrará com a quantidade de diversidade e opções de legumes, verduras, vegetais, frutas, comidas, carnes e muito, mas muito mais!

11 – Parque Barigui

Esse parque é muito famoso por conta de suas ilustres moradoras: as capivaras.

O Parque Barigui conta com uma área de mais ou menos 1,4 milhão de metros quadrados e conta com lagos e o rio Barigui, que dá nome ao local.

Parque Barigui em Curitiba
Parque Barigui em Curitiba

Nesse parque é possível caminhar, correr, andar de bike na ciclovia, relaxar em um dos lugares para descansar, praticar outras atividades ou esportes e muito mais.

É uma ótima opção para quem quer dar uma desacelerada na viagem e relaxar na beira do lago ou do rio.

Aproveite o cair da tarde para tirar várias fotos e conte ainda com um maravilhoso pôr do sol em meio aos elementos naturais.

12 – Parque Tanguá

Esse parque conta com uma área de mais ou menos 230 mil metros quadrados e oferece uma vista incrível para o pôr do sol.

Parque Tangua - Curitiba
Parque Tangua – Curitiba

Trata-se de um prédio construído em semicírculo, onde há uma passarela e um mirante perfeito para observar o entardecer mais perfeito de toda a cidade.

Se você pretende ir à Curitiba, não deixe de adicionar esse passeio no seu roteiro de viagem, você não vai se arrepender.

13 – Bosque Alemão

Aqui você contará com um lindo mirante, de onde é possível observar toda a extensão da cidade de Curitiba, além da área verde que abrange a Serra do Mar.

Bosque-Alemão_portal-Curitiba
Bosque-Alemão_portal-Curitiba

É nesse lugar onde foram instaladas muitas homenagens aos povos germânicos, que são parte histórica da cidade.

Aqui, a arquitetura une-se de maneira perfeita à natureza. E, como resultado, temos uma ótima experiência de passeio, que ficará de lembrança.

12 – Parque Tingui

Esse é um dos lugares mais buscados por pessoas que são de fora da cidade e também por aqueles que moram nela.

Esse espaço se trata de uma área localizada às margens do rio Barigui e conta com uma área de extensão de mais ou menos 380 mil metros quadrados de pura área verde e preservada.

Parque Tingui em Curitiba
Parque Tingui em Curitiba

Bem próximo dele, está o Memorial Ucraniano, criado para ser uma forma de homenagear os povos da Ucrânia – que fazem parte histórica da cidade de Curitiba.

Aqui, você contará com uma experiência histórica e ainda poderá desfrutar de bons momentos em contato com a natureza.

13 – Parque São Lourenço

Se você é uma daquelas pessoas que pode estar viajando, mas que não abre mão de praticar atividades físicas e esportivas, esse é o passeio ideal.

Parque São Lourenço em Curitiba
Parque São Lourenço em Curitiba

Aqui você contará com um amplo espaço, pistas de corrida, espaço cultural e lagos com a presença de muitos patos e outros animais.

Agora que você conhece mais sobre Curitiba, poderá aproveitar a cidade da melhor forma possível. Então, boa viagem!

Garanta seu Seguro Viagem com desconto!

Com cobertura de médicos e hospitais para toda sua viagem, você pode viajar com tranquilidade, se preocupando apenas em aproveitar o máximo das merecidas férias com sua família!

Garanta um seguro com uma ótima coberta e um custo baixo para não afetar seu orçamento de viagem!

Dito isso, o seguro viagem que recomendamos para sua viagem é o oferecido pela World Nomads. Eles possuem uma excelente cobertura, preço excelente e uma suporte maravilhoso.

Faça sua Cotação de Seguro Viagem aqui!

Tudo que procuramos em um bom seguro viagem! Então faça sua cotação online de seu Seguro Viagem e garanta uma ótima cobertura pra você e sua família.

Garanta internet para toda sua viagem

Apesar de diversos lugares em orlando possuírem Wi-Fi Grátis, nem sempre a conexão é boa e principalmente, em diversas situações onde você estará se deslocando de um local para outro recomendamos que você tenha internet para utilizar gps em seu celular por exemplo.

Recomendamos que você viaje com um chip de celular internacional para possuir a melhor conexão e internet durante toda sua viagem e claro, com nossa indicação você ainda ganha desconto nessa super necessidade para sua viagem!

Basta utilizar o cupom de desconto: partiudisneyparks em sua compra de chip de viagem internacional aqui e receba o chip em sua casa antes de sua viagem!