Para os amantes de um lugar tranquilo e com belas praias, Ilha Grande, no Rio de Janeiro, tem sido o refúgio perfeito durante as férias. Por lá, diversas ilhotas compõem o arquipélago, que tornam o lugar um verdadeiro paraíso, com paisagens e vegetação de tirar o fôlego.
Além disso, a mata verde da região ainda é perfeita para curtir trilhas. Neste sentido, Ilha Grande é muito procurada por turistas a fim de caminhar nas matas e, em alguns casos, acampar. Ademais, ainda é possível conferir alguns pontos turísticos incríveis que ficam na região.

Por isso, para você que ainda não sabe o porquê Ilha Grande é tão amada pelos fluminenses, vamos te mostrar algumas informações sobre a ilha que te farão pensar em fazer uma visita o quanto antes! Sendo assim, confira abaixo maiores informações sobre ela e os melhores pontos turísticos:
Saiba mais sobre Ilha Grande
Para começar, devemos lembrar que Ilha Grande é um arquipélago, composto por cerca de 200 ilhotas da Baía da Ilha Grande. Assim, fica localizada a cerca de 20 km da costa de Angra dos Reis, e é um verdadeiro paraíso perdido na região fluminense. Atualmente, é um dos destinos mais visitados do estado!
Sendo assim, o lugar é perfeito para quem ama a natureza. Isso porque são mais de 190 km de área preservada, composta por diversos biomas. Além disso, a transparência das águas é algo surreal, o que torna Ilha Grande um dos melhores destinos paradisíacos do Brasil.

No passado, a região foi um território indigena, mas, após a colonização europeia o espaço criou um novo cenário, com enormes fazendas de café, um grande porto para receber escravizados, além de um presídio de segurança máxima, o que torna o lugar curioso e belo ao mesmo tempo.
Como chegar? Qual a melhor época para visitar?
Primeiramente, devemos dizer que Ilha Grande é um destino pertencente a Angra dos Reis, localizado a cerca de 100 km de Paraty e a 150 km do Rio de Janeiro. Por lá, não existem aeroportos e não é permitida a entrada de carros, portanto, para ter acesso a Ilha Grande é necessário fazer um pequeno passeio de barco.
Deste modo, vale citar também que é difícil saber a melhor época para visitar. Isso porque o clima instável da região pode surpreender os turistas, especialmente negativamente. Entretanto, podemos dizer que o verão ainda é o período mais indicado para viajar, por conta da baixa possibilidade de chuvas.

Entretanto, vale citar também que o verão é uma temporada concorrida na Ilha Grande, isso porque está cheio de turistas por todos os cantos. Caso queira conhecer o local em um período mais tranquilo, recomendamos que você visite entre janeiro e fevereiro.
Quais são as Melhores Atrações de Ilha Grande?
Vila do Abraão de Ilha Grande
Considerada por muitos o centro da Ilha Grande, a Vila do Abraão é o ponto principal da região. Apesar de não ser possível tomar banho na região, é muito interessante sentar na areia e relaxar, enquanto avista as diversas embarcações que a praia recebe.

Por lá, os barcos e jangadas da região saem para fazer os passeios pelas regiões próximas. Inclusive, vale citar que o local possui uma trilha muito legal com cerca de 1 km para a Praia da Crena. Mas, para isso, é necessário que a maré esteja baixa, pois o acesso pela areia pode ser difícil.
Praia de Lopes Mendes
Considerada por muitos a praia mais bonita de Ilha Grande, a Praia de Lopes Mendes é uma das mais incríveis que existem no Brasil. Apesar de ser bastante movimentada, podemos dizer que ela não costuma ficar cheia, afinal, são mais de 3 km de extensão, o que faz todo mundo ter um cantinho só para si.
Apesar de tudo isso, a Praia de Lopes Mendes não conta com uma boa estrutura como as demais. Portanto, é necessário levar a própria comida e água. Na praia, sempre é muito comum ver muitos surfistas, pois as ondas grandes são perfeitas para a prática do esporte.

Sendo assim, não se preocupe: se você quer mergulhar em um mar mais tranquilo, escolha a parte esquerda da praia. Vale salientar também que as agências de turismo não param na praia quando estão em visitação na região. Portanto, o acesso a ela pode ser bem restrito.
Lagoa Azul e Lagoa Verde
Por mais que o nome indique uma coisa, podemos dizer que a Lagoa Azul não é uma lagoa, mas, sim, uma piscina natural. Cercada por pequenas ilhas, é um passeio muito interessante para fazer em Ilha Grande. Por lá, águas cristalinas e calmas oferecem um bom lugar para relaxar e curtir o mar.
Além disso, ela também é muito popular por ter uma grande presença de animais. Sendo assim, não se assuste se você ver tartarugas, peixes, arraias e até mesmo outros animais maiores na água. Neste sentido, é necessário dizer que isso não deve impedir o seu mergulho.
Apesar de ter um acesso restrito – só é possível chegar por lá de barco – a Lagoa Azul sempre está cheia de gente. Mas, isso não impede a sua curtição. Inclusive, após ela, podemos encontrar a Lagoa Verde, que não é verde, mas tem corais esverdeados que são uma beleza de vislumbrar!
Pico do Papagaio da Ilha Grande
Para quem ama aventura, saiba que Ilha Grande também tem ótimas opções! Por lá, o famoso Pico do Papagaio é o lugar perfeito para se aventurar. Isso porque o local tem cerca de 980 metros de altura, o que oferece uma vista 360º da região. Simplesmente belíssimo e inesquecível.

Entretanto, é considerada a trilha mais difícil de Ilha Grande. Por isso, sempre é necessário visitar com a ajuda de um guia. Isso porque algumas marcações não existem no local, o que dificulta o percurso. Para os corajosos, o percurso dura cerca de 6 horas, mas a vista lá de cima é o presente por tudo isso!
Finalmente, podemos dizer que Ilha Grande é o lugar perfeito para férias tranquilas. Seja nas suas incríveis praias ou até mesmo em locais mais isolados, o que não falta são opções para se conectar com a natureza. Portanto, para ter mais sossego, não deixe de visitar o lugar nas suas próximas férias!