Ilha do Mel – Guia e Dicas de Viagem

Conhecida por conta das atividades de ecoturismo, a Ilha do Mel é um dos destinos mais procurados por quem deseja ficar em contato com a natureza. Isso porque o número de atrações que ela oferece é imenso, sem contar a vegetação bela e esplêndida que ela possui.

Localizada no litoral do Paraná, podemos dizer que é uma das regiões mais ricas em fauna e flora no Brasil, além de ser uma grande área de preservação. Como era de se imaginar, ela também faz muito sucesso por conta das suas praias, que possuem um clima rústico e convidativo.

Ilha do Mel (Reprodução: Google)

Neste sentido, podemos dizer que a Ilha do Mel é o lugar perfeito para férias em família. Isso porque o que não falta são opções de lazer, relaxamento e descanso. Por isso, separamos algumas atrações turísticas da Ilha do Mel e o que você pode fazer por lá. Confira:

Onde fica a Ilha do Mel?

Localizada na Baía de Paranaguá, a Ilha do Mel faz parte do estado do Paraná. Em 1991, ela foi declarada como parte da Mata Atlântica, pois, segundo a UNESCO, o local é de grande biomas. Assim, em 1999, foi oficialmente declarada um Patrimônio Natural Mundial.

Além de ser um grande paraíso ecológico, ela também é um dos destinos mais conhecidos por quem visita o Paraná. Isso tudo porque além da grande área verde, ela também oferece diversas opções para quem deseja correr das cidades grandes e todo o caos que elas oferecem.

Com uma área de 2.7000 hectares, a Ilha do Mel está situada a cerca de 115 km de Curitiba, e está dentro da área determinada pelo Ministério do Meio Ambiente como uma área de preservação. Inclusive, a região possui um grande índice de preservação ambiental, sendo um exemplo mundial!

Conheça um pouco mais sobre a Ilha do Mel

Primeiramente, vale citar que a Ilha do Mel compõe cerca de 66% de toda a área verde do Paraná. Neste sentido, não é difícil compreender porque ela é tão amada pelos defensores ambientais. Inclusive, vale citar que boa parte da Ilha do Mel não pode ser visitada, para garantir a proteção da biodiversidade.

Em geral, mais de 90% da área total da Ilha do Mel está preservada. Tal cuidado é tanto, que na área não é possível andar de carro, somente fazer trajetos a pé ou por barcos. Por isso, as poucas regiões habitadas oferecem uma grande quantidade de vegetação e belas vistas aos visitantes.

Como chegar na Ilha do Mel? Quando ir?

Basicamente, uma enorme razão que leva muitas pessoas a visitarem a Ilha do Mel é a sua localização. Isso porque ela fica a cerca de 130 km de Curitiba, sendo um trajeto de fácil acesso. Ademais, é possível fazer o caminho através das cidades de Ponta do Sul e Paranaguá

Sendo assim, é necessário sair dessas cidades através de um barco, para conseguir ter acesso à Ilha. Além disso, também é possível fazer um percurso de ônibus, que é fornecido pela empresa Viação Graciosa. É possível ter acesso de carro, mas, antes é necessário parar por Ponta do Sul.

Em geral, podemos dizer que a melhor época para visitar a Ilha do Mel é durante o verão. Isso porque os dias são mais longos e é possível conhecer melhor o lugar, sem contar que, por conta da vegetação, as noites são frias e há poucas pancadas de chuva. Assim, o seu roteiro turístico não é comprometido.

Quais as Melhores Atrações da Ilha do Mel?

Gruta das Encantadas

Localizada na parte sul da Ilha do Mel, a Gruta das Encantadas é o primeiro lugar que você deve passar. Situado na comunidade de Encantadas, possui uma fácil localização e acesso, onde é possível adentrar por meio de uma passarela. Basicamente, ela é uma fenda que se formou por conta da forte ação do mar.

Ilha do Mel – Guia e Dicas de Viagem!Ilha do Mel (Reprodução: Google)

Aliás, vale citar que ela recebe esse nome por conta de uma lenda da região, que partiu da tribo dos Kaingangs. Segundo a lenda, famosas sereias se banham nas regiões, mas, um belo dia, um indigena se apaixonou por uma delas e decidiu se aproximar. Assim, ele teria ficado encantado com tanta beleza.

Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres

Reconhecida como um Patrimônio Histórico da região, a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres é um ponto turístico que remete muito à história. Isso porque ela foi construída em 1767, por ordem de Dom José I, até então rei de Portugal. Ela foi construída para defender a antiga vila.

Assim, por conta da quantidade de ouro que existia por lá, o rei temeu que houvesse algum roubo, logo, ordenou que o espaço fosse construído para garantir a segurança dos seus pertences.Sendo assim, o local é histórico e conta muito sobre como a vila vivia naqueles tempos.

Desse modo, o local funciona como um pequeno museu, onde é possível conferir diversas cachoeiras, o portão de armas, peças de artilharia da época, entre muitas outras coisas. Atualmente, é o único lugar que fala da arquitetura militar no Paraná, sendo um deleite para os amantes de história.

Bacia da Sereia

Localizada perto do trapiche de Encantadas, a Bacia da Sereia é um ponto imperdível para conferir na Ilha do Mel. Por lá, é possível ver diversas placas indicando o caminho para chegar. Segundo as lendas, o local recebeu esse nome por conta das sereias que se banhavam nas noites de lua cheia.

Dessa maneira, com todo esse encanto, as noites da região ficavam mágicas, o que atrai diversos pescadores à proximidade. Por lá, também existem algumas trilhas e uma pequena comunidade, que vale a pena visitar para entender melhor como vivem esse pequeno vilarejo em meio a tanta natureza.

Praia do Miguel

Para quem ama uma praia calma e tranquila, nada melhor do que visitar a Praia do Miguel. Por lá, temos um local pequeno e charmoso, que possui até mesmo um ar bucólico. Entretanto, por ser um espaço isolado, o silêncio toma conta e é a melhor opção para quem busca paz e serenidade.

Ilha do Mel (Reprodução: Google)

Inclusive, vale salientar que no espaço não existem construções, ou seja, a praia possui uma ambientação rústica, cercada por uma grande vegetação e mata. Ademais, alguns animais da região costumam circular por lá, o que torna a experiência muito mais interessante.

Por fim, podemos dizer que a ilha do Mel é a melhor opção para quem ama sossego e natureza. Isso porque diante de tanta área verde, fica impossível não se admirar com a fauna e a flora, sem contar que o silêncio do lugar é perfeito para esquecer os problemas do dia a dia. Vale muito a pena conhecer a Ilha do Mel!