Você já ouviu falar de Ibitipoca? Não? Então, o destino tem sido procurado por muitas pessoas que amam se aventurar em trilhas e também querem curtir um momento super especial em contato com a natureza! Portanto, vamos te mostrar um pouco desse pedaço de paraíso brasileiro.
Primeiramente, podemos dizer que Ibitipoca tem sido um refúgio para muitas pessoas que amam a natureza. Isso porque ela oferece diversas opções para os amantes de trilhas, árvores, flora, fauna e tudo aquilo que possa passar a energia contagiante da natureza.
Por isso, vamos te mostrar um pouco sobre esse lugar incrível, além de mostrar alguns pontos turísticos que são essenciais para qualquer pessoa que visite o lugar. Além disso, você vai descobrir qual a melhor época do ano para visitar e como poder chegar na cidade! Confira abaixo.


Um pouco sobre Ibitipoca
Para começar, Conceição do Ibitipoca faz parte do município de Lima Duarte, Minas Gerais. Assim, é válido mencionar que é um dos povoados mais antigos da região: está povoado desde 1692, quando os primeiros bandeirantes paulistas chegaram na região!
Sendo assim, Ibitipoca tem uma grande história para contar. Isso porque, segundo as histórias, passaram por ali Antônio Rodrigues de Arzão, Borba Gato e Anhanguera. Além disso, a região faz parte da era do ciclo do ouro, que teve início por volta do século XVII.
Segundo diversas histórias, o local serviu de refúgio para muitos inconfidentes, que eram perseguidos pela Coroa Portuguesa. Inclusive, por lá, existe uma árvore centenária que serviu como local de enforcamento na famosa Inconfidência Mineira. Sendo assim, conseguimos ver como o local tem história!
Onde fica Ibitipoca?
Primeiramente, o pequeno vilarejo de Ibitipoca está localizado na famosa Zona da Mata Mineira. Assim, ela fica a cerca de 100 km de Juiz de Fora, e a 29 km de Lima Duarte, duas grandes cidades da região. Inclusive, a cidade do Rio de Janeiro não fica muito longe: cerca de 250 km do vilarejo.

Assim, podemos dizer que o vilarejo é um pequeno refúgio cheio de histórias e contos situado no meio da mata. Logo, dá para perceber que ele sempre foi o lugar ideal para conseguir ter paz e menos contato com o mundo exterior, não é mesmo?
Inclusive, estima-se que o vilarejo tenha cerca de 2 mil habitantes atualmente. Ou seja, o lugar ainda preserva a ideia de ser um espaço pequeno, mas que possui muitas histórias e belezas para mostrar. Portanto, se você quer um refúgio perfeito para ‘fugir’ da cidade, esse é o local certo.
Como chegar em Ibitipoca?
Primeiramente, por ser uma zona de mata e um pouco distante dos grandes centros, podemos dizer que chegar em Ibitipoca pode não ser tão fácil assim. Mas, se você quer saber se é possível chegar lá de ônibus, podemos dizer a você que sim! Porém, é um pouco mais complicado.
Isso porque é necessário pegar 3 ônibus: No primeiro, você irá do aeroporto até Juiz de Fora. Depois, um segundo ônibus de lá até Lima Duarte. E, por fim, você conseguirá ter acesso por lá para conseguir chegar em Ibitipoca. Portanto, saiba que pode ser um pouco complicado chegar no vilarejo.
Mas, não é impossível: apesar do trajeto, ainda dá para chegar lá usando um ônibus. Inclusive, a melhor dica é que você opte por alugar um carro nas proximidades. Existe também a possibilidade de viajar de vans oferecidas na região, mas isso pode não acontecer dependendo da época do ano.
Qual a melhor época para visitar?
Para começar, é necessário dizer que Ibitipoca está em uma região de serra. Logo, possui mais de 1200 metros de altitude! Assim, dá para perceber que o clima é bem diferenciado das grandes cidades, sendo marcado por um clima tropical muito presente nessas regiões.

Sendo assim, durante o verão, os dias são muito quentes, embora as noites sejam frias. Nessa época de verão, é muito comum que haja dias de sol, mas, também é muito comum que haja chuvas intensas na região. Portanto, mesmo no verão, é indicado levar algumas roupinhas de frio.
Mas, o frio chega mesmo é quando o inverno aparece. Isso porque, dependendo do dia, pode fazer cerca de 5 ou 6 graus! Por isso, podemos dizer que é uma boa época para curtir o vilarejo, se você pensa em ficar em um lugar frio para não ter muito contato com o mundo exterior.
Parque Estadual de Ibitipoca
Para começar, não podemos começar a falar de Ibitipoca sem citar o famoso Parque Estadual. Isso porque ele é o maior ponto turístico da cidade, que atrai amantes da natureza para trilhas incríveis e uma paisagem de tirar o fôlego! Portanto, confira um pouco de sua história e estrutura.

O Parque Estadual foi fundado em 1973. Sendo assim, ele foi administrado pelo Instituto Estadual de Florestas, que fica em Minas Gerais. Com uma área de cerca de 1.500 hectares, o Parque oferece cerca de 48 cachoeiras, 74 grutas de quartzo e é uma das maiores áreas de conservação ecológica do país.
Por isso, passou a ser comum que muitos especialistas no meio ambiente ficassem com medo das visitações no local. Sendo assim, biólogos, geólogos, ambientalistas e mutiis outros, temem que a visitação ao parque ameace a preservação do ecossistema, que possui uma estrutura muito frágil.
Isso porque a região é uma das maiores biodiversidades do planeta. Inclusive, ela é extremamente rica em quartzo, sendo a segunda maior reserva do mundo. Sendo assim, é possível ver milhares de cristais de quartzo ao fechar no topo das trilhas, que é uma bela vista para quem chega por lá.
Considerada por muitos como um dos maiores espaços de biodiversidade do planeta, o Parque Estadual de Ibitipoca já foi o fundo do mar, segundo alguns especialistas. Portanto, é possível ver que se faz necessário uma excelente manutenção para não correr riscos de afetar essa biodiversidade.
Por isso, em 2016, o Parque Estadual estabeleceu novas regras para a visitação. Afim, durante os dias úteis, apenas 300 pessoas poderão acessar o parque. Enquanto nos fins de semana, cerca de 800 pessoas poderão entrar. Isso tudo para promover uma melhor consciência ecológica para os visitantes.
Pontos turísticos do local
Para começar, sabemos que a pequena vila possui excelentes atrações para quem deseja conhecer um pouco da história de Minas Gerais. Sendo assim, para quem quer sair um pouco dela e aproveitar toda a biodiversidade do lugar, separamos alguns pontos obrigatórios na sua viagem. Confira:
Circuito Janela do Céu
Para começar, não poderíamos deixar de citar o Circuito Janela do Céu. Por aqui, uma longa caminhada de 16 km marca a trilha inicial do Parque Estadual. Aliás, ela é bem desafiadora: por não possuir sombra, o trecho – que é uma subida – pede que haja proteção da chuva, sol, neblina e vento.

Em geral, podemos dizer que a caminhada é um pouco difícil. Mas, tudo valerá a pena! Com um tempo total de 3 horas para subir e descer a trilha, você encontrará algumas atrações tão incríveis que nunca mais esquecerá na vida. Inclusive, você vai poder mergulhar enquanto estiver nesse passeio!
Assim, entre as maiores atrações do Circuito Janela do Céu, podemo dizer que você vai encontrar: A Gruta dos 3 Arcos, Gruta dos Fugitivos, Cruzeiro, Grutas da Cruz, Gruta da Moreira e o Pico da Lombada, que é o ponto mais alto da trilha. Desse modo, cada um deles tem a sua própria beleza de tirar o fôlego!
Mas, quando dissemos que você vai poder se refrescar, não estamos brincando. Isso porque você vai encontrar a Cachoeira Janela do Céu, que dá nome a trilha. Sendo assim, ela é uma moldura natural com 7 quedas d’água, que possui uma água clara e agradável para dar um mergulho.
Além disso, um pouco à frente da Cachoeira Janela do Céu, será possível encontrar a Cachoeirinha, que forma uma linda piscina natural na sua base. Assim, com uma queda d’água de 35, mesmo que você não queira tomar um banho, será impossível não ficar abismado com tamanha beleza.
Circuito das Águas
Para começar, podemos dizer que o Circuito das Águas é uma das melhores atrações para conhecer em Ibitipoca. Isso porque é uma trilha mais curta, com 5 km, que exige menos esforço para ir e pode ser indicada para qualquer idade. Inclusive, ela não possui tantas subidas como as demais.
Sendo assim, podemos dizer que ela é a melhor maneira de começar a sua viagem. Entre as suas atrações, existem diversas piscinas naturais e muitas cachoeiras, além de paredões rochosos e diversas grutas que formam uma moldura natural que você dificilmente verá de novo na vida.
Neste sentido, é comum que a primeira parada da trilha seja a Prainha. Por aqui, é possível ver uma vegetação incrível e verde, além de um pequeno lago – o Lago dos Espelhos, que é ideal para dar um mergulho e descansar um pouco antes de seguir com a caminhada.
Depois, é necessário fazer o percurso pelo alto do paredão, para ter acesso a melhor atração dessa trilha: A Cachoeira dos Macacos. Com uma queda d’água com cerca de 30m, a paisagem é incrível e ainda possui pequenas piscinas naturais na sua base.
Por fim, quando a trilha já está acabando, os turistas passam um tempo na famosa Ponte de Pedra – uma formação rochosa que vai te impressionar com tanta beleza e conexão com a natureza. Depois disso, é possível parar no Lago das Miragens, uma bela piscina natural que dá para refrescar o calor.
Circuito Pico do Pião
A princípio, podemos dizer que o Circuito Pico do Pião é o menos conhecido entre os 3. Mas, não pense que ele é menos interessante: para quem ama curtir uma trilha, é uma opção incrível. Isso porque ele oferece incríveis cenários em uma caminhada de cerca de 11 km.


Por aqui, podemos dizer que a trilha dura cerca de 5 horas. Assim, como as demais, é possível passar mais tempo para curtir as paradas e atrações durante o percurso. Apesar disso, algumas paisagens do trajeto são inesquecíveis! Logo, vamos te mostrar um pouco sobre elas.
Primeiramente, o primeiro local a ser visitado é a Gruta do Monjolinho. Basicamente, ela é uma pequena gruta que fica por trás de um poço. Mas, é necessário ter cuidado: para ter um teto baixo, é preciso ficar atento, pois o percurso pode ser um pouco estreito.
Em seguida, é possível ter acesso à Gruta dos Viajantes. Para muitos, é a gruta mais bonita do parque. Inclusive, pode conta disso, escadas de madeira foram instaladas na sua entrada, para facilitar o acesso dos turistas para sair até o final da gruta sem preocupações com a infraestrutura.
Depois, você chegará ao ponto mais alto do parque, conhecido como Pico do Pião: Por aqui, temos muita história para contar! Isso porque é lá que estão as ruínas da Capela Senhor Bom Jesus da Serra, que foi construída em 1932, em meio a um bosque.
Inclusive, algumas lendas cercam a capela: Por ela ter sido destruída por conta dos ventos e grande tempestades, sobrou apenas uma pequena parte do piso, além do seu altar. Mas, ninguém sabe onde está o sino da igreja! Segundo os moradores locais, ele não é visto por ninguém há muitos anos.
Portanto, podemos dizer que esse lugar é uma parte curiosa de toda a trilha. Isso porque fica o questionamento sobre uma pequena igreja construída no topo de uma gruta, o que mostra que a região era povoada por poucas pessoas, que viviam em meio a natureza, e que frequentavam uma igreja no meio do nada.
Conclusão
Por fim, podemos dizer que visitar Ibitipoca é uma das melhores coisas que você pode fazer se deseja um passeio tranquilo, sem muita gente, e curtindo uma grande conexão com a natureza. Inclusive, grande mesmo! O parque é gigantesco e não faltarão opções para você curtir a vegetação.
Portanto, apesar de ser um pouco difícil, considera a possibilidade de visitar o vilarejo e se encantar com as belezas naturais e históricas que ele pode oferecer. Assim, garanto que você não vai se arrepender de se conectar com a natureza de uma forma tão intensa e linda quanto essa viagem!
Garanta seu Seguro Viagem com desconto!
Com cobertura de médicos e hospitais para toda sua viagem, você pode viajar com tranquilidade, se preocupando apenas em aproveitar o máximo das merecidas férias com sua família!
Garanta um seguro com uma ótima coberta e um custo baixo para não afetar seu orçamento de viagem!
Dito isso, o seguro viagem que recomendamos para sua viagem é o oferecido pela World Nomads. Eles possuem uma excelente cobertura, preço excelente e uma suporte maravilhoso.
Faça sua Cotação de Seguro Viagem aqui!
Tudo que procuramos em um bom seguro viagem! Então faça sua cotação online de seu Seguro Viagem e garanta uma ótima cobertura pra você e sua família.
Garanta internet para toda sua viagem
Apesar de diversos lugares em orlando possuírem Wi-Fi Grátis, nem sempre a conexão é boa e principalmente, em diversas situações onde você estará se deslocando de um local para outro recomendamos que você tenha internet para utilizar gps em seu celular por exemplo.
Recomendamos que você viaje com um chip de celular internacional para possuir a melhor conexão e internet durante toda sua viagem e claro, com nossa indicação você ainda ganha desconto nessa super necessidade para sua viagem!
Basta utilizar o cupom de desconto: partiudisneyparks em sua compra de chip de viagem internacional aqui e receba o chip em sua casa antes de sua viagem!