Para começar, podemos dizer que Salvador é uma cidade de infinitos encantos. Não somente por conta das suas belezas naturais, mas por conta das suas tradições, contos e histórias que já nos permeiam há bastante tempo. Sendo assim, vale lembrar que a cidade foi a primeira capital do Brasil!
Neste sentido, o que não falta são opções turísticas na cidade. Afinal, desde os primórdios coloniais que Salvador possui uma infraestrutura belíssima, sem contar com as incríveis praias e vistas que fazem da cidade um lugar muito especial. Ademais, a culinária local é simplesmente extraordinária!

Por isso, para você que nunca visitou a cidade, ou deseja retornar para conhecer mais da cidade, separamos os melhores pontos turísticos de Salvador, para melhorar a sua experiência no paraíso baiano. Portanto, nada melhor do que saber para onde ir na hora de viajar, não é mesmo? Confira abaixo!
Quais os melhores Pontos Turísticos de Salvador?
Pelourinho
Para começar, nada melhor do que começar o seu tour por Salvador pelo maior ponto turístico da cidade. Conhecida como a região do Pelô, a região é muito conhecida por conta das casas coloridas, além da estrutura colonial, que une o antigo com novos elementos de decoração.
Sendo assim, ele não é clássico somente por isso: é um dos bairros mais antigos da cidade, portanto, o que não falta por lá são placas, cartazes e quadros mostrando a história do Pelourinho. Aliás, vale salientar que ele é um grande ponto comercial, perfeito para comprar uma lembrancinha.

Atualmente, um grande diferencial do Pelourinho são os ensaios abertos. Neste sentido, durante alguns dias da semana, artistas como o Olodum comandam o seu próprio batuque, por um valor bem acessível. Além disso, a região é ampla e bem policiada, devido ao grande número de turistas.
Desse modo, andar pelo Pelourinho é como voltar no tempo. Por lá, além de comprar alguns quitutes típicos da Bahia, você ainda irá percorrer as belas ladeiras que compõem a região. Uma dica interessante é sempre visitar ao fim da tarde, quando o sol já está mais fraco.
Mercado Modelo de Salvador
Outro ponto essencial para quem visita Salvador é o Mercado Modelo. Ele fica na saída do Elevador Lacerda, e possui uma grande estrutura neoclássica. Construído em 1861, ele foi criado para ser o centro alfandegário de Salvador, mas, o tempo deu uma outra missão para o espaço.

Isso porque, em 1912, o lugar foi inaugurado como um grande centro comercial. Localizado na Praça de Cayrú, ele é um dos grandes pontos turísticos de Salvador, e vende tudo o que você imaginar! Por lá, artesanato, bebidas, temperos, doces e tudo o que lembra a Bahia estarão disponíveis.
Para facilitar a vida dos turistas, o Mercado Modelo é dividido em ruas. Assim, fica mais fácil encontrar as lembrancinhas certas para levar para casa! Isso porque o lugar conta com mais de 250 lojas, além de alguns restaurantes no local. Inclusive, vale salientar que a vista dele é um verdadeiro espetáculo!

Portanto, ao conhecer Salvador, não deixe de passar pelo Mercado Modelo. Além de comer pratos típicos da cidade, você consegue conhecer melhor a cultura baiana por meio de seus doces, temperos e roupas. Inclusive, uma boa opção é comprar pimentas baianas que vendem por lá.
Leia também: Praia do Patacho – Paraíso no Brasil
Elevador Lacerda de Salvador
Considerado um dos mais belos cartões postais da Bahia, o Elevador Lacerda foi o primeiro elevador urbano do mundo! Assim, além de belo, ele possui uma grande história por trás. Construído em 1873 e inaugurado somente em 1983 (!), o local é um dos símbolos da capital baiana, indispensável para qualquer turista,

Assim, por mais que ele seja um meio de transporte – liga a cidade alta a baixa – ele é um grande ponto turístico de Salvador. Vale citar que a vista do topo é uma das coisas mais lindas que existem. Com 72 metros de altura, você pode utilizá-lo por um valor simbólico de R$0,15 centavos.

No seu entorno, é possível visitar o Palácio Rio Branco, que tem entrada gratuita. Sem contar que dá para visitar a Prefeitura Municipal de Salvador e a Câmara Municipal, que ficam bem próximas. Além disso, há um letreiro com o nome da cidade, perfeito para tirar boas fotos!
Monumento Cruz Caída
Não muito distante do Pelourinho e bem perto da Praça Tomé de Souza, você pode não pode deixar de conferir o Monumento Cruz Caída. Assim, esta bela obra de Mário Cravo, é um dos pontos turísticos mais conhecidos de Salvador. Assim, ela foi construída como uma homenagem à antiga Praça da Sé.

Por lá, é possível ter uma bela vista da Baía de Todos os Santos, para conferir um pôr do sol incrível. Ademais, ainda é possível conhecer o Memorial das Baianas, um pequeno museu ali próximo que apresenta como surgiu alguns clássicos da cidade, como o acarajé e o Candomblé.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
Para quem deseja conhecer uma igreja com sincretismo religioso, nada melhor do que dar uma passada na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Apesar de ser católlica, ela ainda apresenta alguns elementos de religões de matriz africada, onde é possível conferir alguns santos negros.

Além disso, é possível conferir uma missa diferenciada: diferente das tradicionais igrejas católicas, por lá, alguns instrumentos de Candomblé animam o cortejo. Ademais, apesar de qualquer religião, vale muito a pena conferir essa bela igreja, para entender melhor como funcionam algumas vertentes do Candomblé.
Igreja de Nosso Senhor do Bonfim
Por último, não poderíamos deixar de citar a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim. Construída em 1745, é um dos mais belos pontos turísticos da Bahia. Sendo assim, ela foi construída como uma homenagem ao padroeiro do estado, sem contar que abriga a festa da escadaria do Bonfim.
Por lá, é possível ver as cores de longe: as tradicionais fitinhas do Bonfim compõem um cenário incrível, sem contar que é uma tradição na Bahia, onde prendemos as fitinhas para fazer um pedido. Ademais, o lugar também é perfeito para orações e cortejos religiosos.

Sem contar que o interior da igreja é um verdadeiro deslumbre aos olhos. Assim, quando for à Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, pegue uma fita, amarre na grade e faça 3 pedidos, enquanto dá 3 nozinhos. Assim, basta ter fé, que você vai conseguir realizar – além de realizar uma velha tradição em Salvador!
Por fim, podemos dizer que Salvador é uma das cidades mais bonitas do Brasil. Seja por conta da sua arquitetura, ou pelas belezas naturais, tudo isso está integrado à cultura, arte e muita história. Portanto, não deixe de considerar o lugar ao definir o seu próximo destino de férias!
Garanta seu Seguro Viagem com desconto!
Com cobertura de médicos e hospitais para toda sua viagem, você pode viajar com tranquilidade, se preocupando apenas em aproveitar o máximo das merecidas férias com sua família!
Garanta um seguro com uma ótima coberta e um custo baixo para não afetar seu orçamento de viagem!
Dito isso, o seguro viagem que recomendamos para sua viagem é o oferecido pela World Nomads. Eles possuem uma excelente cobertura, preço excelente e uma suporte maravilhoso.
Faça sua Cotação de Seguro Viagem aqui!
Tudo que procuramos em um bom seguro viagem! Então faça sua cotação online de seu Seguro Viagem e garanta uma ótima cobertura pra você e sua família.
Garanta internet para toda sua viagem
Apesar de diversos lugares em orlando possuírem Wi-Fi Grátis, nem sempre a conexão é boa e principalmente, em diversas situações onde você estará se deslocando de um local para outro recomendamos que você tenha internet para utilizar gps em seu celular por exemplo.
Recomendamos que você viaje com um chip de celular internacional para possuir a melhor conexão e internet durante toda sua viagem e claro, com nossa indicação você ainda ganha desconto nessa super necessidade para sua viagem!
Basta utilizar o cupom de desconto: partiudisneyparks em sua compra de chip de viagem internacional aqui e receba o chip em sua casa antes de sua viagem!