Conheça as Melhores Atrações do Pantanal!

Atualmente, o Pantanal está em alta! Seja por conta dessas triste notícias envolvendo a sua preservação, ou por conta do boca a boca sobre o seu nome, ele está mais evidente do que nunca. Mas, isso nem de longe é uma notícia ruim, afinal, um lugar belíssimo como esse não deve ser esquecido.

Neste sentido, muitas pessoas se perguntam o que tem no Pantanal. Afinal, é somente uma área de preservação? Existem pessoas morando por lá? Dúvidas a parte, podemos dizer que o lugar é um destino turístico muito procurado, especialmente por aqueles que amam ter contato com a natureza.

Conheça as Melhores Atrações do Pantanal! (Reprodução: Google)

Por isso, para você que ainda não sabe onde fica o Pantanal, separamos algumas informações que vão te ajudar a compreender mais sobre o local e, quem sabe, fazer uma visita. Afinal, você já deve ter visto que o lugar é um dos mais bonitos do mundo, não é mesmo? Confira mais abaixo!

Saiba mais sobre o Pantanal

Primeiramente, devemos dizer que o Complexo do Pantanal, ou somente Pantanal, é uma região que inclui dois estados, que são o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul. Aliás, muitas pessoas não sabem, mas o Pantanal também abrange o norte do Paraguai e uma parte considerável da Bolívia, que é a zona leste.

Dessa forma, ela possui uma área de extensão de mais de 200 mil quilômetros quadrados! Logo, dá para perceber que não é muita coisa. Por lá, diversos são os ecossistemas existentes, alguns deles são únicos no mundo, e abrange uma grande quantidade de animais, plantas, vegetação e árvores.

Infelizmente, o Pantanal tem chamado muita atenção da mídia devido a falta de preservação que está sofrendo. Sendo assim, milhares de espécies estão ameaçadas de extinção, sem contar que a região vem sofrendo constantemente com o desmatamento e também por queimadas.

Conheça as Melhores Atrações do Pantanal! (Reprodução: Google)

Outra coisa que devemos falar sobre ele, é que devido a sua vegetação abranger parte da Amazônia, do Chaco boliviano e do Cerrado brasileiro,a Unesco definiu a região como um Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera. Bem, podemos dizer que este título não foi dado à toa!

Leia também: Melhores Pousadas em Penedo

Isso porque o Pantanal é considerado a maior planície de inundação contínua do planeta, logo, o que não faltam por lá são diversas espécies, algumas até mesmo bem desconhecidas do ser humano, além de tradições culturais e religiosas de quem vive na região.

Quais as melhores atrações do Pantanal?

Primeiramente, vale salientar que existem diversas atrações para o lazer no Pantanal. Assim, se engana quem pensa que grande área é desabitada, afinal, o hábito de visitar lugares inóspitos passou a ser de grande interesse para muitas pessoas. Por isso, confira algumas atrações para conhecer no Pantanal:

Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense

Criado em 1981, o Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense foi inaugurado com a função de observar e proteger o ecossistema da região. Neste sentido, o local possui mais de 135 mil hectares de extensão, e abriga diversas espécies de animais e plantas, todas sob os cuidados dos responsáveis pelo parque.

Sendo assim, a sua entrada acontece no município de Poconé, e é necessário receber uma autorização prévia para visitá-la. Apesar disso, não se preocupe, o local é aberto para visitantes e você conseguirá permissão facilmente para conhecer todo o ecossistema que o parque possui.

Conheça as Melhores Atrações do Pantanal! (Reprodução: Google)

Dessa maneira, para ter uma melhor experiência com o Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense, é indicado visitá-lo entre os meses de abril e setembro, pois devido ao período de seca as planícies não estão alagadas, e é possível ver os diversos animais que habitam a propriedade.

Andar de Trem

Uma excelente opção para quem deseja conhecer a região é fazer o tradicional passeio de trem que a área oferece. Inclusive, esse é um dos hábitos mais comuns para os turistas que chegam lá. Assim, é possível conhecer mais da flora e fauna do Pantanal, sem precisar andar para isso!

Neste sentido, o passeio dura cerca de 3 horas, em um percurso de mais de 200 km pela natureza pantanense. Assim, o trem sai do Município de Campo Grande e vai até Mirando, sendo possível ver diversas rochas, cachoeiras, construções e todo o cerrado do Pantanal. Vale muito a pena o passeio!

Pescaria no Pantanal

Já ouviu falar que pescaria é uma das atividades que mais relaxam o homem? Bem, melhor ainda será pescar no Pantanal! Por lá, é possível pescar somente entre os meses de março e outubro, para garantir que as mais de 200 espécies de peixes da região tenham um período bom de desova.

Leia também: Os Melhores Parques com Trampolins em São Paulo!

Sendo assim, é possível conhecer diversos rios interessantes para pescar como São Lourenço, Sepotuba, Cuiabá e Piquiri. Inclusive, algumas agências locais pantanenses oferecem excursões para pesca. Portanto, se deseja relaxar em sua visita ao Pantanal, nada melhor do que pescar!

Observar Pássaros

Como dissemos, o que não falta no Pantanal é ecossistema. Neste sentido, mais de 400 especiais e pássaros estão disponíveis para observação, sendo um dos lugares mais procurados do mundo para quem ama a atividade. Por lá, é possível conhecer os tuiutí, um pássaro considerado o símbolo do lugar.

Conheça as Melhores Atrações do Pantanal! (Reprodução: Google)

Além disso, você ainda pode ser tucanos, colhereiros, araras-azuis, carcarás e muitos outros. Para ter uma melhor experiência, é recomendado que você faça a sua viagem entre março e setembro, pois é o período de reprodução dos pássaros do Pantanal. Sem dúvida alguma, é um passeio imperdível!

Museu de História do Pantanal

Devemos citar que o Museu de História do Pantanal é uma das melhores atrações do lugar. Localizado em Corumbá, ele conta a história pantanense, em exposições que exibem peças arqueológicas que contam a história da região pantaneira, inclusive de homens que viveram por lá há mais de 5 mil anos.

Sendo assim, é possível ver painéis, fotos, pinturas, obras de cerâmica entre muitas outras, que mostram como era a rotina desses pantanenses. Além disso, o espaço conta com uma experiência sensorial, pois possui diversos efeitos sonoros para estimular as sessões de visitação. Vale muito a pena!

Conheça as Melhores Atrações do Pantanal! (Reprodução: Google)

Por fim, podemos dizer que o Pantanal é um lugar fantástico. Não somente por ser gigantesco, mas, por oferecer um ecossistema que nenhum outro lugar do mundo possui. Portanto, considere a possibilidade de conhecer a região e apoiar os projetos de preservação do Pantanal. É um grande favor para a natureza brasileira!